26 de maio de 2009

O PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E A VIOLÊNCIA (PROERD) COMPLETA CINCO ANOS EM SABARÁ.

O PROERD é fundamentado na ação conjunta entre a organização Policial Militar local, Escola e Comunidade, o que nos permite afirmar que ele não é apenas um programa exclusivo da polícia ou das escolas, mas sim da sociedade.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência consiste em um esforço cooperativo dos Policiais formados pelo Programa, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula para alunos do 5º ano (4ª serie) e 7º ano(6ª serie), a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. O Programa é organizado em 10 aulas de 60 minutos, que são ministradas, obrigatoriamente, por um Policial Militar fardado, com auxílio e acompanhamento do professor. A participação do estudante no PROERD pode ser considerada como parte integrante do currículo, oferecendo assuntos como: saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outros. O professor mantem um papel de apoio na classe, enquanto o policial está em aula.

A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes ou outras drogas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas, esta ferramenta de prevenção chegou a Sabará no ano de 2004 quando a 15ª Companhia Independente contava apenas com um instrutor de lá para cá mais três policiais foram treinados para ministrarem o programa que já atendeu mais de cinco mil crianças e adolescentes em nosso município, sendo ministrado em escolas de todas as regiões de Sabará, mesmo escolas localizadas em bairros mais distantes da região central como Ravena e Borba Gato já participaram e participam do programa. A próxima Formatura acontecerá no dia 19 de junho abrindo a Semana Nacional Anti-drogas em Sabará, o local ainda não foi definido mas será divulgado nos próximos dias afirma a Assessoria de Comunicações da 15ª Companhia Independente.



Informações: 3674.2903 ou 3672. 4467 cabo Hugo

Nenhum comentário:

Postar um comentário